Oktoberfest

Oktoberfest

Oktoberfest, a maior festa de cerveja do mundo, é realizada anualmente em Munique, Alemanha. A festa de 16 dias atrai mais de 6 milhões de pessoas todos os anos que consomem aproximadamente 1,5 milhões de litros de cerveja, 200.000 pares de linguiça de porco e 480.000 espetos de frango durante as duas semanas do extravagante festival. Enquanto o evento reforça imagens estereotipadas dos alemães amantes de cerveja e carne, vestindo seus trajes típicos, os visitantes do evento anual vêm de todas as partes do mundo.

A Oktoberfest é, de fato, uma das maiores e mais rentáveis atrações turísticas de Munique. Ele traz mais de 450 milhões de euros para os cofres da cidade a cada ano. O festival deu seu nome para festivais semelhantes em todo o mundo que são pelo menos em parte modelados após o original Bavarian Oktoberfest. O maior Oktoberfest realizado fora da Alemanha acontece a cada ano nas cidades gêmeas de Kitchener-Waterloo no Canadá, onde uma grande população de etnia alemã reside. O maior desses eventos nos Estados Unidos é Oktoberfest-Zinzinnati em Ohio, que se orgulha de meio milhão de visitantes a cada ano.

Oktoberfest3

A tradição da Oktoberfest começou no ano de 1810 para comemorar o 12 de outubro, dia do casamento do Príncipe Ludwig com a Princesa Therese. Os cidadãos de Munique foram convidados a participar das festividades que foram realizadas ao longo de cinco dias nos campos em frente aos portões da cidade. O principal evento da Oktoberfest original era uma corrida de cavalos.
Celebrações do aniversário foram realizadas anualmente após o que, eventualmente, tornou-se maior e mais elaborado. Uma mostra agrícola foi adicionada durante o segundo ano. Em 1818, um carrossel e dois balanços foram criadas para os foliões. Tais divertimentos eram poucos nas primeiras décadas do festival, mas os participantes foram amplamente entretidos pelas competições de escalada da árvore, carrinho de mão e corridas de saco, competições de comer mingau e perseguições de ganso, dentre outras atrações comuns na época.

Por volta de 1870, passeios mecânicos foram uma característica na expansão do festival e em 1908, a Oktoberfest se vangloriou por ter a primeira montanha-russa da Alemanha. Quando a cidade começou a permitir que a cerveja estivesse presente na feira, estandes de cervejas improvisados começaram a surgir, e seu número aumentou de forma constante até que foram finalmente substituídos por salões de cerveja em 1896. Os salões de cerveja, como as tendas de cerveja de hoje, foram patrocinados pelas cervejarias locais.

O festival acabou por se prolonmgar e avançou até setembro para permitir melhores condições meteorológicas. Hoje, o último dia do festival é o primeiro domingo de outubro. Em 2006, a Oktoberfest concedeu dois dias extras porque a primeira terça-feira, 3 de outubro, foi um feriado nacional. Ao longo dos últimos 200 anos, a Oktoberfest foi cancelada 24 vezes devido a epidemias de cólera e guerra.

Oktoberfest2

Desde suas origens em 1810, a Oktoberfest mudou substancialmente. A última das corridas de cavalo aconteceu em 1960, e o show agrícola é feito apenas a cada quatro anos. Durante as duas semanas antes do primeiro domingo de outubro, estas feiras são transformadas em uma cidade de barracas de cerveja, diversões, passeios, artistas e cabines de vendedores vendendo delícias gastronômicas e doces tradicionais. O prefeito de Munique abre as festividades ao meio dia no primeiro dia do festival, quando ele dirige a torneira de madeira em um barril de cerveja e proclama: O’zapft is! (aproveitem).

Os trajes e a procissão de fuzileiros têm lugar no primeiro domingo do festival, no qual cerca de 7.000 artistas – grupos em trajes tradicionais e uniformes históricos, bandas, fuzileiros, cavalos puro-sangue e outros animais, carruagens estilo antigo, e numerosos carros alegóricos – desfilam pelas ruas do centro da cidade de Munique mostrando a diversidade de costumes locais, regionais e nacionais. O segundo domingo do Oktoberfest apresenta um concerto da banda grande ao ar livre que envolve cerca de 400 músicos que compõem todas as bandas da Oktoberfest.
Entre os eventos e barracas de cerveja, os hóspedes podem percorrer os 103 acres da Oktoberfest para irem na roda gigante, montanha russa ou escorregar, navegar seu caminho através de um labirinto, visitar uma casa assombrada, se divertir com vários tipos de artistas, conferir o circo de pulgas, parar em uma das dezenas de cabines de jogo, ou fazer um passeio pelo festival, entre outras coisas.

A cerveja da Oktoberfest é de uma variedade chamada Märzen. Mais escura e mais forte do que a cerveja tradicional, Märzen contém até 6% de álcool, é fermentada, e é maturada durante pelo menos 30 dias. Antes do advento de técnicas de refrigeração modernas, este tipo de cerveja foi fabricado em março (como o nome sugere) e permitiu a idade durante o verão, de modo que ela estava pronta para beber no final do verão ou início do outono. Como toda a cerveja alemã, a cerveja da Oktoberfest é fabricada de acordo com os rigorosos padrões alemães (o chamado Reinheitsgebot e em vigor desde 1516) que definiem com precisão os quatro ingredientes permitidos na fabricação das cervejas: cevada, lúpulo, malte e fermento.

Oktoberfest4

Apenas 6 cervejarias de Munique – Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner, e Spaten – são permitidas a servir cerveja no festival. 14 maiores e várias barracas de cerveja menores e jardins de cerveja fornecem assentos suficiente para 98.000 visitantes em um momento. A cerveja é servida no Maß , uma caneca de um litro, e custa entre 9 e 10 euros. Garçons e garçonetes devem ser capaesz de transportar 10 destas canecas cheias de cerveja de cada vez.

Os visitantes consomem grandes quantidades de alimentos, a maioria dos quais consiste em substanciosa culinária tradicional. Prontamente disponível em todo o recinto de feiras são os Hendl, frangos inteiros grelhados no espeto e tipicamente vendidos em metades. Variações consistem em pato assado no espeto ou ganso. Carnes assadas, especialmente carne de porco e bolinhos de batata são servidos com o tradicional prato de couve e maçã vermelha, o Blaukohl. Especialidades locais, como caudas de boi assadas, juntas de porco grelhadas, ou Bavarian WEISSWURST (salsichas brancas de vitela servidos com mostarda doce), chucrute e um pretzel ou rolo de pão são encontrados em quase todos os menus. Os visitantes que gostam defrutos do mar podem experimentar o peixe no espeto assado no carvão, Steckerlfisch.

Para aqueles que não têm muita fome, há opções menores como salada de batata ou sopa de batata, e até mesmo os vegetarianos não passam fome, pois na Oktoberfest há também massa quente, pretzels, fatias de queijo com pão, ou um dos muitos pratos sem carne servidos em cada uma das tendas. Sobremesas e pratos típicos incluem Dampfnudel, um bolinho com mel cozido no vapor servido com molho de baunilha, strudel de maçã, e Kaiserschmarrn , uma panqueca adoçada com uvas passas.

Concessões vendendo uma variedade de snacks doces também estão espalhadas por toda a festa. Amêndoas de açúcar cristalizado (gebrannte Mandeln), algodão doce (Zuckerwatte), sorvetes e frutas cristalizadas são algumas das opções de sobremesas presentes na Oktoberfest de Munique. Os corações de gengibre decorados com slogans e frases saltam aos olhos.

Oktoberfest5

A Oktoberfest é conhecida tanto por sua música tradicional como pela quantidade de cerveja servida. Música folk e popular, marchas e polcas compõem a música da Alemanha que é estereotipada e famosa por todo o mundo. Conforme a noite avança, a música se torna mais alta e mais e mais pessoas começam a cantar, ligando os braços e balançando canecas de cerveja de lado a lado, alguns de pé e balançando e dançando em bancos. Antes de cada pausa, a banda oferece “Ein Prosit der Gemütlichkeit”, um brinde ao contentamento, simpatia e relaxamento.

Música folclórica alemã não é o único som que você vai ouvir nas barracas de cerveja. Hits internacionais como “New York, New York”, “Country Road”, “YMCA” e até mesmo músicas disco e rock marcam presença nas barracas de cerveja.

Oktoberfest6