Carnaval-Ouro-Preto2

Carnaval em Ouro Preto

O carnaval de Ouro Preto é um dos mais tradicionais do Brasil, motivo pelo qual a cidade recebe milhares de turistas nesta época. Cheio de peculiaridades, o carnaval em Ouro Preto é procurado por pessoas vindas de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número de estrangeiros que querem curtir os dias de festa no famoso carnaval de Ouro Preto também é grande, e parece aumentar a cada novo ano.

Além da própria festa, o que contribui para o sucesso do carnaval de Ouro Preto é o ar bucólico e clima estudantil que essa linda cidade histórica possui. Isto se deve ao fato de Ouro Preto ter bastante repúblicas estudantis. Hoje, são mais de 300! Deste modo, o público do carnaval em Ouro Preto é bastante representado por jovens com faixa etária entre os 20 e 30 anos.
Como tudo desta encantadora cidade, o carnaval também é pura história. A festa de Ouro Preto tem o tradicional Zé Pereira dos Lacaios, cuja história tem mais de 140 anos, e a Bandalheira, que tem quase 40 anos.

Carnaval-Ouro-Preto1

Carnaval em Ouro Preto

As repúblicas estudantis de Ouro Preto promovem diferentes programações para promover o carnaval, oferecendo pacotes diversos aos turistas, geralmente compostos por consumo liberado de bebidas todos os dias (como vodka, cerveja e cachaça), shows (pagode, sambe, pop rock), café da manhã, almoço, churrasco, alojamento em quartos com colchonetes, abadás dos blocos, festas, camisetas, brindes e segurança 24 horas.

As pessoas podem tanto adquirir os pacotes nas próprias repúblicas, fechando acordos via email ou telefone, como têm a opção de comprá-los através dos sites das repúblicas. Geralmente o pagamento pode ser dividido ou feito à vista. Quanto mais cedo você faz o acordo, mais barato paga, já que, conforme o carnaval vem chegando, os preços sobem muito.
As repúblicas estudantis de Ouro Preto são divididas em 3 categorias: as do centro histórico, onde rola o principal agito do carnava, do Campus e as repúblicas dos demais bairros. Há linhas de ônibus que percorrem os trajetos entre o Campus e o centro histórico.

Carnaval-Ouro-Preto3

É importante frisarmos que as festas que as repúblicas promovem são somente para pessoas com mais de 18 anos, e é necessário que você apresente documento com foto. A programação de cada república pode sofrer alterações. Os blocos do carnaval de Ouro Preto são o ponto forte da festa mineira e um dos principais motivos que atraem os turistas todos os anos.

Os blocos são divididos entre os tradicionais, que são organizados pelos cidadãos, e os organizados pelas repúblicas. A partida dos blocos se dá na concentração ou arena, um espaço fechado onde somente quem tem abadá pode participar. É neste momento que os grupos de samba, de pagode e os cantores agitam a festa em meio a milhares de foliões, que bebem e participam dos banhos de cerveja gelada, uma tradição do carnaval em Ouro Preto. Após a concentração, os blocos seguem para as ruas da cidade, acompanhados pela bateria das diversas repúblicas, percorrendo as ladeiras de Ouro Preto.

Carnaval-Ouro-Preto5

Os abadás fazem parte do pacote de hospedagem que as repúblicas oferecendo, e cada uma delas faz parceria com blocos distintos. No caso da república escolhida não ter o bloco que você quer participar, há a possibilidade de se comprar os abadás de forma avulsa em diversos pontos de venda, ou até mesmo nos próprios sites dos blocos de carnaval.

O principal momento do carnaval de Ouro Preto é o desfile das escolas de samba da cidade, pois elas não somente desempenham uma função social importante para as suas comunidades, como também trazem muita alegria para a festa.

Se hoje o carnaval de Ouro Preto é um dos mais famosos do Brasil, isto foi possível por meio das agremiações. O carnaval passou a se aperfeiçoar pelos moradores de Ouro Preto com os desfiles das escolas de samba de lá. A partir da fundação da escola de samba Império do Morro Santana, em 1957, o carnaval de Ouro Preto adentro uma nova fase. O auge dos desfiles se deu nas décadas de 70 e 80, graças aos sambas de Edmundo Guedes, Vandico e Vicente Gomes.

Carnaval-Ouro-Preto4

Os foliões do carnaval de Ouro Preto contam com diversos recursos que garantem uma maior segurança durante os dias de festa. Câmeras de segurança são instaladas nos locais onde ocorre uma concentração maior de público. Além da segurança reforçada, no caso de ocorrências há uma maior facilidade na identificação de pessoas. Além disso, durante a festividade, o número de policiais da PM aumenta, e postos de observação são feitos com a finalidade de garantir a estratégia de proteção e fiscalização da Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros também faz uso do policiamento motorizado, contando com carros de resgate para eventuais emergências. A Secretaria Municipal de Saúde ainda monta ambulatórios.

A limpeza e a coleta de lixos das ruas, por sua vez, é feita em todos os dias do carnaval, após as atividades encerrarem. Além da presença da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, o Serviço Municipal de Água e Esgoto faz plantão ao longo do carnaval.

Carnaval-Ouro-Preto7

Dicas para o Carnaval em Ouro Preto

Por Ouro Preto ser uma cidade histórica e preservada, suas lindas ruas e ladeiras são calçadas com pedra, motivo pelo qual você deve se atentar ao calçado que irá usar nos dias da folia. Tênis e sandálias são os mais recomendados para que desconfortos e eventuais acidentes sejam evitados ao longo da movimentação.

Os espaços nas repúblicas para as acomodações são limitados, portanto, não leve muita bagagem e evite levar o que é desnecessário. Opte por roupas leves, roupas de banho e cama, produtos para higiene pessoal, repelente, protetor solar e documentos com um bom estado de conservação.

Carnaval-Ouro-Preto6

As passagens para Ouro Preto devem ser compradas com antecedência, tanto para a ida quanto para a volta, já que nesta época a demanda é muito grande e muita gente compra semanas ou meses antes do carnaval.

Evite andar sozinho pelas ruas da cidade, já que aqueles que não conhecem Ouro Preto podem acabar se perdendo. Evite confusões, respeite as pessoas, não jogue lixo nas ruas, respeite as leis de trânsito, tenha uma conduta de cidadão consciente, respeite os moradores da cidade e a sua história.

A organização do carnaval de Ouro Preto tem melhorado a cada novo ano. Banheiros químicos e postos de saúde instalados em pontos estratégicos, postos de atendimento ao turista e segurança reforçada estão presentes na tradicional festividade da histórica cidade mineira.